O Autonomia Instituto possui um espaço planejado e elaborado para as atividades terapêuticas e desenvolvimento social dos pacientes de todas as idades. Está localizado em um dos principais shoppings da cidade do Rio de Janeiro, com estrutura de estacionamento privativo e elevadores para acesso à sala.
Todo o ambiente é climatizado, com salas equipadas de acordo com a especialidade de atendimento, banheiro, copa, sala de espera com televisão e bebedouro.
Um lugar pensado para convivência cheia de amor e alegria. Nossas boas energias emanam pelo espaço! Venha nos conhecer e comprove você mesmo.
Atualmente, temos 5 salas para atendimentos especializados. Cada sala tem um foco terapêutico e o espaço foi preparado com todo cuidado para atingir os objetivos propostos. As salas foram divididas e nomeadas para fins didáticos porque na atuação interdisciplinar, o paciente é visto como global e as metas terapêuticas são trabalhadas de forma unitária pela equipe.
Sala Social – Sala de Psicopedagogia e atendimentos em grupos.
Foco na interação social onde acontecem os atendimentos em grupos (Grupo de Habilidades Sociais, Curso de Qualificação Profissional, Oficina Produtiva). Além disso, acontecem os atendimentos psicopedagógicos e a sala é preparada para atender crianças, adolescentes e adultos dependendo da demanda terapêutica.
Sala Comportamento – Sala de Psicologia.
Foco na intervenção cognitiva-comportamental, Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e arteterapia.
Sala Cognitivo – Sala de Psicologia e Neuropsicologia.
Foco na intervenção de Terapia Cognitivo-comportamental, avaliação neuropsicológica e treinamentos cognitivos.
Sala Linguagem – Sala de Fonoaudiologia.
Foco na intervenção de linguagem como um todo, comunicação alternativa, treinamento auditivo, linguagem receptiva e expressiva, comunicação global.
Sala Sensorial – Sala de Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Musicoterapia
Foco no desenvolvimento dos sentidos de maneira ampla, trabalhos de Integração Sensorial, coordenação motora ampla e fina, esquema corporal, equilíbrio, ritmo, música, atividades de autocuidados e autonomia.
Recepção
Local para espera da família com TV, ar condicionado, acesso à banheiro, copa, bebedouro e café.
Estacionamento rotativo, fácil
acesso de ônibus e BRT (Estação Bosque Marapendi com integração ao Metrô Jardim
Oceânico)
TERAPIA ABA (Análise do Comportamento Aplicada)
A primeira coisa que é preciso falar é que a Terapia ABA não é um método e sim uma ciência testada e comprovada com estudos baseados em evidências. O maior objetivo das intervenções focadas em Terapia ABA é melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo ou não atraso do desenvolvimento.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Terapia ABA é a mais indicada e a terapia que mais demonstra evidências de resultados na intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI).
A grande base da Análise do Comportamento Aplicada é a busca por mudança de comportamentos, reduzindo ou eliminando os comportamentos excessivos como auto/hetero agressões, estereotipias dentre outros.
O objetivo principal da Terapia ABA é aumentar e ensinar comportamentos que estão em déficits ou que não existem e são importantes para aquele indivíduo.
Por isso, a avaliação e a intervenção precisa ser bem individualizada e com foco nas reais necessidades daquela pessoa. Não há como padronizar um programa de aprendizagem, por exemplo.
Alguns dos principais objetivos de uma intervenção baseada em ABA:
- Ampliar repertório de comportamento verbal;
- Ampliar seguimento de instruções e atenção sustentada;
- Desenvolver habilidades de autoajuda;
- Ampliar habilidades sociais;
- Diminuir barreiras de controle instrucional, aumentando a resistência a frustração e habilidade de espera;
- Ampliar habilidades acadêmicas específicas;
O Autonomia Instituto possui supervisão com psicóloga e mestre Natalie Brito da empresa LUNA ABA. Clique aqui para ter acesso ao currículo lattes dela.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi iniciada pela Terapeuta Ocupacional ameriacana Jean Ayres. Essa técnica foi projetada, inicialmente, para tratar crianças com problemas em processar informações sensoriais e distúrbios de aprendizagem e depois, ampliada para qualquer pessoa que demonstre disfunção neurológica.
De acordo com Jean Ayres (2005), a integração sensorial pode ser definida como um processo cujo cérebro organiza as informações com a finalidade de dar uma resposta adaptativa adequada.
Muitas vezes, essa organização sensorial não acontece de maneira automática e espontânea na vida das pessoas, em especial, aquelas que têm um transtorno do desenvolvimento. Para essas pessoas, o ideal é uma intervenção com ênfase em Integração Sensorial.
Aqui no Autonomia Instituto,
os profissionais que trabalham com Integração Sensorial são os Terapeutas
Ocupacionais que possuem qualificação adequada, realizam a avaliação inicial,
descrevem as metas terapêuticas de intervenção e realizam a avaliação
sistematizada para indicação dos ganhos.
MUSICOTERAPIA
A musicoterapia é uma atividade terapêutica onde a música é uma estratégia de intervenção.
A musicoterapia utiliza a música para atingir objetivos terapêuticos, como manter, melhorar e restaurar o funcionamento físico, cognitivo, emocional e social do paciente.
Os principais objetivos da musicoterapia são:
Promover a comunicação (verbal e não verbal);
Promover a expressão corporal, vocal e sonora;
Melhorar o controle inibitório e o tempo de resposta;
Estimular a coordenação motora fina e ampla através de atividades musicais;
Desenvolver capacidade de atenção e concentração;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Buscar auto-regulação e
diminuição de movimentos estereotipados
OFICINA PRODUTIVA
A Oficina Produtiva é uma atividade em grupo (máximo 10 pessoas) de adolescentes/jovens que buscam produção de conhecimentos, estimulação cognitiva e expressões artísticas.
Durante um turno, os alunos realizam atividades com foco nos eixos temáticos determinados (Português, Matemática, Ciência, História, Geografia) e as atividades são direcionadas para utilização desses conteúdos na vida prática. Além disso, há atividades de expressões artísticas incluindo música, artesanato, pintura, culinária, expressão corporal, psicomotricidade e autocuidados.
O trabalho é realizado por profissionais qualificados e com experiência no atendimento de pessoas com atraso no desenvolvimento.