Nosso espaço

O Autonomia Instituto possui um espaço planejado e elaborado para as atividades terapêuticas e desenvolvimento social dos pacientes de todas as idades. Está localizado em um dos principais shoppings da cidade do Rio de Janeiro, com estrutura de estacionamento privativo e elevadores para acesso à sala.

Todo o ambiente é climatizado, com salas equipadas de acordo com a especialidade de atendimento, banheiro, copa, sala de espera com televisão e bebedouro.

Um lugar pensado para convivência cheia de amor e alegria. Nossas boas energias emanam pelo espaço! Venha nos conhecer e comprove você mesmo.

Atualmente, temos 5 salas para atendimentos especializados. Cada sala tem um foco terapêutico e o espaço foi preparado com todo cuidado para atingir os objetivos propostos. As salas foram divididas e nomeadas para fins didáticos porque na atuação interdisciplinar, o paciente é visto como global e as metas terapêuticas são trabalhadas de forma unitária pela equipe.

Sala Social – Sala de Psicopedagogia e atendimentos em grupos.

Foco na interação social onde acontecem os atendimentos em grupos (Grupo de Habilidades Sociais, Curso de Qualificação Profissional, Oficina Produtiva). Além disso, acontecem os atendimentos psicopedagógicos e a sala é preparada para atender crianças, adolescentes e adultos dependendo da demanda terapêutica.

Sala Comportamento – Sala de Psicologia.

Foco na intervenção cognitiva-comportamental, Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) e arteterapia.

Sala Cognitivo – Sala de Psicologia e Neuropsicologia.

Foco na intervenção de Terapia Cognitivo-comportamental, avaliação neuropsicológica e treinamentos cognitivos.

Sala Linguagem – Sala de Fonoaudiologia.

Foco na intervenção de linguagem como um todo, comunicação alternativa, treinamento auditivo, linguagem receptiva e expressiva, comunicação global.

Sala Sensorial – Sala de Terapia Ocupacional, Psicomotricidade e Musicoterapia

Foco no desenvolvimento dos sentidos de maneira ampla, trabalhos de Integração Sensorial, coordenação motora ampla e fina, esquema corporal, equilíbrio, ritmo, música, atividades de autocuidados e autonomia.

Recepção

Local para espera da família com TV, ar condicionado, acesso à banheiro, copa, bebedouro e café.

Estacionamento rotativo, fácil acesso de ônibus e BRT (Estação Bosque Marapendi com integração ao Metrô Jardim Oceânico)

TERAPIA ABA (Análise do Comportamento Aplicada)

A primeira coisa que é preciso falar é que a Terapia ABA não é um método e sim uma ciência testada e comprovada com estudos baseados em evidências. O maior objetivo das intervenções focadas em Terapia ABA é melhorar a qualidade de vida das pessoas, tendo ou não atraso do desenvolvimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Terapia ABA é a mais indicada e a terapia que mais demonstra evidências de resultados na intervenção com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI).

A grande base da Análise do Comportamento Aplicada é a busca por mudança de comportamentos, reduzindo ou eliminando os comportamentos excessivos como auto/hetero agressões, estereotipias dentre outros.

O objetivo principal da Terapia ABA é aumentar e ensinar comportamentos que estão em déficits ou que não existem e são importantes para aquele indivíduo.

Por isso, a avaliação e a intervenção precisa ser bem individualizada e com foco nas reais necessidades daquela pessoa. Não há como padronizar um programa de aprendizagem, por exemplo.

Alguns dos principais objetivos de uma intervenção baseada em ABA:

  • Ampliar repertório de comportamento verbal;
  • Ampliar seguimento de instruções e atenção sustentada;
  • Desenvolver habilidades de autoajuda;
  • Ampliar habilidades sociais;
  • Diminuir barreiras de controle instrucional, aumentando a resistência a frustração e habilidade de espera;
  • Ampliar habilidades acadêmicas específicas;

O Autonomia Instituto possui supervisão com psicóloga e mestre Natalie Brito da empresa LUNA ABA. Clique aqui para ter acesso ao currículo lattes dela.

INTEGRAÇÃO SENSORIAL

A Integração Sensorial é uma técnica de tratamento que foi iniciada pela Terapeuta Ocupacional ameriacana Jean Ayres. Essa técnica foi projetada, inicialmente, para tratar crianças com problemas em processar informações sensoriais e distúrbios de aprendizagem e depois, ampliada para qualquer pessoa que demonstre disfunção neurológica.

De acordo com Jean Ayres (2005), a integração sensorial pode ser definida como um processo cujo cérebro organiza as informações com a finalidade de dar uma resposta adaptativa adequada.

Muitas vezes, essa organização sensorial não acontece de maneira automática e espontânea na vida das pessoas, em especial, aquelas que têm um transtorno do desenvolvimento. Para essas pessoas, o ideal é uma intervenção com ênfase em Integração Sensorial.

Aqui no Autonomia Instituto, os profissionais que trabalham com Integração Sensorial são os Terapeutas Ocupacionais que possuem qualificação adequada, realizam a avaliação inicial, descrevem as metas terapêuticas de intervenção e realizam a avaliação sistematizada para indicação dos ganhos.

MUSICOTERAPIA

A musicoterapia é uma atividade terapêutica onde a música é uma estratégia de intervenção.

A musicoterapia utiliza a música para atingir objetivos terapêuticos, como manter, melhorar e restaurar o funcionamento físico, cognitivo, emocional e social do paciente.

Os principais objetivos da musicoterapia são:

Promover a comunicação (verbal e não verbal);

Promover a expressão corporal, vocal e sonora;

Melhorar o controle inibitório e o tempo de resposta;

Estimular a coordenação motora fina e ampla através de atividades musicais;

Desenvolver capacidade de atenção e concentração;

Estimular a criatividade e a imaginação;

Buscar auto-regulação e diminuição de movimentos estereotipados

OFICINA PRODUTIVA

A Oficina Produtiva é uma atividade em grupo (máximo 10 pessoas) de adolescentes/jovens que buscam produção de conhecimentos, estimulação cognitiva e expressões artísticas.

Durante um turno, os alunos realizam atividades com foco nos eixos temáticos determinados (Português, Matemática, Ciência, História, Geografia) e as atividades são direcionadas para utilização desses conteúdos na vida prática. Além disso, há atividades de expressões artísticas incluindo música, artesanato, pintura, culinária, expressão corporal, psicomotricidade e autocuidados.

O trabalho é realizado por profissionais qualificados e com experiência no atendimento de pessoas com atraso no desenvolvimento.